segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Risoto Brasileirinho

Essa receita surgiu em um sabadão daqueles cheios de ócio criativo... em casa, decidi fazer uma experiência ..... Será que daria certo um risoto de “arroz e feijão”?????

Pra começar precisaremos de feijão cozido, daquele que sobrou na geladeira do dia anterior. Ou que você crie coragem e cozinhe um feijão fresquinho na sua temida panela de pressão

Bata o feijão no liquidificador e, se não estiver temperado, refogue o caldo com um dente de alho e azeite e acrescente um pacotinho de caldo, minha sugestão, de bacon. Caso o caldo esteja muito grosso acrescente um pouco de água. O importante é que fique um caldo não muito grosso... Mas também não muito ralo.

O arroz, vocês já sabem, é aquele especial para risotos (arbóreo ou carnarolli). Eu calculo uma xícara desse arroz por pessoa, quando vou fazer, mas tudo depende da sua fome.

Além desses ingredientes precisaremos de:

200 g de Bacon (pode ser daqueles já fatiados embalados a vácuo)

1 pacotinho daqueles de legumes cortados da feira de couve cortada fininha

100g de queijo ralado (combina muito bem com queijo coalho ou minas padrão)

Refogue a couve com um fio de azeite e alho e sal a gosto até que ela murche.

Para fazermos o bacon bem torradinho e crocante, pegue um prato e forre com 3 ou 4 folhas de papel toalha, coloque o bacon por cima e cubra com 3 ou 4 folhas de papel toalha. Coloque no microondas por cerca de 5 minutos (depende da potencia do aparelho) ou até que fique bem douradinho e firme. Nesse ponto ele fica quebradiço e você pode esmigalhá-lo e reservar num potinho.


Ao risoto...

(Siga os passos da Receita de Risoto Básico )


Derreta uma colher de sopa de manteiga e refogue ½ cebola ralada e 2 dentes de alho triturados até dourar. Junte o arroz e frite por aproximadamente 3 minutos (não se esqueça NÃO LAVE O ARROZ).  Vá acrescentando o caldinho de feijão aos poucos, mexendo sempre. Faça isso até que o arroz esteja no ponto. Junte a couve refogada, o queijo ralado e uma colher de sopa de manteiga, misture bem e deixe o risoto descansar por 5 minutos. Na hora de servir salpique o bacon torrado por cima do risoto. Fica bom demais!!!!!

Sugestões de acompanhamentos:

- Bistecas de porco temperadas só com um pouquinho de suco de limão sal e pimenta do reino.

- Lombo assado ou em frito em cubinhos


- Pernil acebolado.


- uma lingüiça (de pernil ou toscana) e um zoião ovo frito


- uma calabresa fatiada fininha e bem fritinha.

Um comentário:

Anônimo disse...

Esse risoto fica uma delícia mesmo....Está aprovadíssimo!!!